Faxinar a casa não é das tarefas mais desejadas do dia a dia, porém é essencial para viver em um ambiente organizado, limpo e livre de proliferação de bactérias. Pior do que investir tempo na limpeza, é descobrir que todo o esforço foi em vão, chegando a um resultado frustrante. A fim de poupá-lo desse insucesso, o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, embaixador da EsfreBom, da marca Bettanin, elenca algumas dicas para evitar na hora de cuidar da casa. Confira!
Não é recomendado enxugar a louça com pano de prato logo após a lavagem, pois é necessário deixá-la secar antes. Também é preciso ter separadamente um pano para a louça e outro para enxugar as mãos, que devem trocados diariamente ou sempre que necessário.
É necessário deixar a cama "esfriar" por duas horas após levantar-se de manhã e, só depois desse período, arrumá-la. Uma pesquisa da Universidade de Kingston, na Inglaterra, demonstra que essa tese ajuda a acabar com os ácaros que vivem nela, já que eles precisam de calor e umidade para sobreviver. Deixar a cama desarrumada contribuiria, portanto, para eliminá-los.
Não é recomendado deixar travesseiros ao sol, pois a baixa temperatura aumenta o acúmulo de bactérias neles. Ao lavá-los, em primeiro lugar verifique na etiqueta se realmente podem ser colocados na lavadora. Normalmente não existem restrições para os acessórios com enchimento de penas ou poliéster. E anote: os travesseiros devem ser lavados a cada seis meses.
Nunca se deve deixar a louça na pia por muito tempo, para não acumular e espalhar bactérias pelo local. O ideal é higienizá-la sempre com água quente após lavar a louça. Passar pano ou papel com álcool também é recomendável. Mas, se você decidir deixar a louça para o dia seguinte, coloque os pratos e talheres em uma bacia com água quente e detergente. Esse processo evita disseminação de germes e facilita a limpeza, pois amolece os pedaços de comida que ficaram grudados.
Reponsável por higienizar as roupas, a máquina de lavar também precisa ser limpa periodicamente na parte interna, para garantir o bom funcionamento e a higiene necessária. Comece jogando uma chaleira de água quente no compartimento de sabão / amaciante / alvejante para eliminar resíduos de amaciante que impregnam no equipamento. Ligue a máquina no ciclo de água mais alto e, quando começar a bater, coloque meio litro de água sanitária. Não se esqueça do filtro, que pode ser lavado com escova (de dente antiga, por exemplo) debaixo da torneira. O compartimento que recebe o filtro dentro da máquina também deve ser limpo com o uso de outra escova. Depois, higienize a parte de fora do eletrodoméstico.
Digite o que você procura