Quando se trata de um inimigo invisível como o coronavírus, os cuidados com a higiene dos móveis da casa devem ser redobrados. Isso vale para tapetes e capachos, objetos que facilmente acumulam sujeira e, por isso, representam ameaça à saúde.
Pensando em facilitar a vida de quem não faz ideia de como higienizar as peças felpudas em casa, a diretora da Avanti Tapetes, Beatriz Lettieri, separou dicas descomplicadas.
Aspiração da poeira
O aspirador de pó não danifica a aparência do tapete e pode ser usado sempre que necessário. A frequência mais indicada é uma vez por semana.
A aspiração deve ser realizada cautelosamente e em toda a área do tapete. Alternativas ao aspirador, como escovas e vassouras, não são recomendadas.
Remoção de manchas
É muito importante fazer a remoção imediata das manchas para evitar danos permanentes. E você consegue fazer isso com produtos simples e de uso caseiro.
De início, faça a total absorção do material derramado com pano de algodão alvejado ou papel absorvente. Depois, aplique detergente e passe delicadamente sobre a área afetada. Sempre coloque o produto de limpeza no pano. Não utilize produto diretamente na peça ou esfregue, pois isso pode danificar a textura. Após a remoção da mancha, passe os dedos suavemente nos fios umedecidos para que eles voltem a sua posição original.
Na máquina
Existem modelos laváveis em máquina. Confira se esse é o caso do seu. Tapetes de EVA também podem ser limpos inteiramente com facilidade, usando apenas pano úmido e água sanitária.
Limpeza total
Infelizmente, a limpeza total de certos modelos mais rebuscados, como os de persa, deve ser realizada por um profissional. Como são tapetes de alto padrão, requerem um cuidado especial na limpeza e principalmente na secagem, para evitar que as cores se misturem. A recomendação em tempos de pandemia é procurar uma lavandeira que faça delivery.
fonte: Metrópoles, escrita por Bruna Nardelli
Digite o que você procura